quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Projeto : “Criança Ecológica: Uma sementinha do bem”

“Criança Ecológica: Uma sementinha do bem” 

O desenvolvimento do Projeto “Criança Ecológica: Uma sementinha do bem” surgiu a partir de  uma conversa na rodinha, onde uma aluno compartilhou de uma notícia que tinha visto na televisão sobre enchentes,  por conta de ter chovido e uma das avenidas da nossa cidade ter alagado. Ele falou: “Tia a enchente acontece por causa das pessoas que deixam o lixo esparramado pelo chão e o lixo entope os bueiros”. Aproveitei então a fala dele para ampliar o assunto, questionando-os sobre o que se devemos  fazer para que o lixo não fique pelas ruas, eles foram respondendo e achei interessante as resposta, percebi que eles tem uma certa consciência sobre o cuidado que se deve ter com o ambiente. E como sou também professora de  Biologia e adepta  as questões ambientais vi  a possibilidade de melhorar e ampliar nos meus alunos os conceitos referentes aos cuidados com o nosso planeta, tendo como base o livro de JHOHN JAVNA. 50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra / The Earth-Works Group. 


Queremos falar um pouco do porque do título do nosso projeto ter sido “Criança Ecológica: Uma sementinha do bem” É porque está é a nossa intenção formar crianças que tenham uma grande consciência diante das nossas responsabilidade com o ambiente. Ecologia é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo .   Este projeto é uma ação ecológica, que comunga com as  idéias de que a educação ambiental deve iniciar desde a primeira infância. A educação ambiental é um tema de nível universal, pois envolvem questões de sobrevivência,  tanto sobrevivência animal, vegetal e mineral. Portanto o assunto deve ser iniciado na educação infantil, pois quanto mais cedo as crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua convivência futura, já que o futuro do mundo a eles pertence.
Objetivo Geral
            Aproveitar o que já se  sabe, rever conceitos, levantar hipóteses, levar tudo isso a uma nova uma prática, sustentável e ecológica.  Favorecer a criança momentos especiais  de experimentação e apropriação  de conceitos de conservação do ambiente sendo assim  capazes  de se sentir parte da natureza  tudo através de atividades concretas, lúdicas e prazerosas   estimulando as crianças a ver,ouvir,sentir e experimentar situações da ecologia  brincando.


Metodologia
         Este projeto foi desenvolvido neste a no de 2012 teve inicio em maio e foi concluído no mês de Outubro. Este espaço destina-se a como as atividades foram desenvolvidas.  A seguir estaremos descrevendo o desenvolvimento de cada atividade  sabendo que para cada uma temos registros fotográficos que seguem em anexo e em alguns casos temos  vídeos que estão no you tube e trazem  seus referidos links  também é possível visualizar nosso trabalho no Face http://www.facebook.com/profile.php?id=100004394196564 Ciei Maria J. S. Cançado. 


Avaliação dos Resultados
            Quem melhor para falar do projeto do que a família? Mandamos um papel para os pais relatarem o que acharam do projeto. E  lemos  coisas que nos deixaram felizes. Os pais falaram que as crianças chegavam em casa contando o que tinham feito na sala e falando dos cuidados que elas deveriam ter com a naturezaquerendo guardar o lixo que podia ser reaproveitado para fazer brinquedos e teve até um  aluno que queria repetir em casa a atividade da confecção da abelhinha, ficou pedindo tinta e tirando os rolinhos de dentro do papel higiênico da mãe.
            Também ficamos felizes com a fala deles durante a filmagem e entrevista que fizemos com eles,   falaram coisas interessantes como: “tia tem que cuidar do lixo para não entupir os bueiros”, que “tem que fechar as torneiras”, que “o lixo pode virar brinquedo” ,  falaram que “a minhoca é importante para as plantas”.  Foi bonito ver lhes  orgulhosos das coisas que  fizeram  teve até um menino  o Kaio que chamou o pai,  no dia que fizemos o boneco ecológico para ver o que ele tinha feito,  o pai orgulhoso, ouviu atento a a explicação do filho e até quis tirar fotografia  e demonstrando  interesse pela produção do filho.             Foram varias as atividades e em tudo pudemos ver a aprendizagem presente.      No final da para perceber que a consciência que eles já tinha foi melhorada e que eles realmente aprenderam sobre o que devem fazer para cuidar do nosso planeta. Cuidando primeiro do ambiente em que a gente esta inserido, da escola, da nossa casa da nossa cidade e consequentemente o que fazemos na escola e em casa e na cidade   refletirá no nosso mundo .  São realmente sementinhas do bem e nos sentimos felizes e realizadas por contribuir para que isso tenha e possa acontecer pois, nosso desejo real é que essas crianças semeiem atitudes positivas de cuidado e responsabilidade diante da vida. Que sejam no futuro adultos que irão ver  a vida com um novo e especial olhar, um olhar de contemplação diante  do mundo tão belo que temos, contemplação diante da biodiversidade de animais, de plantas. Que sejam a favor do plantiu  de  arvores invés de derrubá-las,  que sejam autores de mudanças  e multiplicadores de Paz.       



Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto— Brasília: MEC/SEF, 1998.3v.: il.Volume 1: Introdução; volume

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto— Brasília: MEC/SEF, 1998.3v.: il.Volume 3: conhecimento de mundo.


JHOHN JAVNA. 50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra / The Earth-Works Group; tradução de Reynaldo Guarany; ilustrações de Michele Montez. 11ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
Que marcas você quer deixar no planeta? Revista Amigo da Natureza. Edição n° 14 – Abril 2012
Infância  e consciência ecológica. Pátio da Educação Infantil. Outubro/Dezembro de 2010. p 04
Especial terra. Ciências Hoje 2ª ed. Ano 20/n°183 setembro de 2007
Rio+ 20 Educação é eixo prioritário para o desenvolvimento sustentável . Presença Pedagógica ano 17 v.18 Março/abril 2012 . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário