Desenvolvimento:
·
Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o
na lousa.Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem
juntos...
·
Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que
desenhem um peixinho, como desejarem... (coloque à disposição lápis preto e de
cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.
·
Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no
aquário.
·
Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram
e manifestem o que entenderam sobre a atividade.
·
Deixe-os à vontade para falar.
Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Pergunte:
· Todos os peixinhos
estão iguais?
· Por que são diferentes?
· Porque todos somos
diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos
diferentes.
· Todos os peixinhos
estão indo para mesmo lado?Por quê?
· Porque temos objetivos,
metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de
famílias diferentes etc.
· Mas, apesar de todas
essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
Precisamos estudar , trabalhar, brincar, sermos responsáveis pelas nossas vidas
e tudo que a cerca.
· Mas enfim como podemos
transferir esta idéia para a escola ?
· O que o aquário
representa?
· Representa a escola .
· E a água do aquário é
quem?
· A família que deve
prover o alimento, que deve nutrir a alma, educar.
· Quem são os peixinhos?
· Os peixinhos são os
alunos cada um dum jeito com uma educação.
·
O conjunto Escola, família e alunos precisam estar juntos para que
a educação de qualidade aconteça.
·
Juntos somos responsáveis pelo processo de ensino e
aprendizagem.
·
Pensem nisso?
Excelente! Amanhã irei fazer na minha reunião. Obrigada.......
ResponderExcluir