“Criança Ecológica: Uma sementinha do bem”
O desenvolvimento do Projeto “Criança
Ecológica: Uma sementinha do bem” surgiu a partir de uma conversa na rodinha, onde uma aluno compartilhou
de uma notícia que tinha visto na televisão sobre enchentes, por conta de ter chovido e uma das avenidas da
nossa cidade ter alagado. Ele falou: “Tia a enchente acontece por causa das
pessoas que deixam o lixo esparramado pelo chão e o lixo entope os bueiros”.
Aproveitei então a fala dele para ampliar o assunto, questionando-os sobre o
que se devemos fazer para que o lixo não
fique pelas ruas, eles foram respondendo e achei interessante as resposta,
percebi que eles tem uma certa consciência sobre o cuidado que se deve ter com
o ambiente. E como sou também professora de
Biologia e adepta as questões
ambientais vi a possibilidade de
melhorar e ampliar nos meus alunos os conceitos referentes aos cuidados com o
nosso planeta, tendo como base o livro de JHOHN JAVNA. 50 coisas simples que as
crianças podem fazer para salvar a Terra / The Earth-Works Group.
Queremos falar um pouco do porque do título do nosso projeto
ter sido “Criança Ecológica: Uma
sementinha do bem” É porque está é a nossa intenção formar crianças que
tenham uma grande consciência diante das nossas responsabilidade com o
ambiente. Ecologia
é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações
com o meio ambiente onde vivem. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos”
significa casa e “logos” significa estudo . Este projeto é uma ação ecológica, que
comunga com as idéias de que a educação
ambiental deve iniciar desde a primeira infância. A educação ambiental é um tema de
nível universal, pois envolvem questões de sobrevivência, tanto sobrevivência animal, vegetal e mineral.
Portanto o assunto deve ser iniciado na educação infantil, pois quanto mais
cedo as crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua
convivência futura, já que o futuro do mundo a eles pertence.
Objetivo Geral
Aproveitar o que já se sabe, rever conceitos, levantar hipóteses,
levar tudo isso a uma nova uma prática, sustentável e ecológica. Favorecer a criança momentos especiais de experimentação e apropriação de conceitos de conservação do ambiente sendo
assim capazes de se sentir parte da natureza tudo através de atividades concretas, lúdicas
e prazerosas estimulando as crianças a ver,ouvir,sentir e
experimentar situações da ecologia
brincando.
Metodologia
Este projeto foi
desenvolvido neste a no de 2012 teve inicio em maio e foi concluído no mês de
Outubro. Este espaço destina-se a como as atividades foram desenvolvidas. A seguir estaremos descrevendo o desenvolvimento
de cada atividade sabendo que para cada
uma temos registros fotográficos que seguem em anexo e em alguns casos temos vídeos que estão no you tube e trazem seus referidos links também é possível visualizar nosso trabalho no
Face http://www.facebook.com/profile.php?id=100004394196564
Ciei Maria J. S. Cançado.
Avaliação dos Resultados
Quem melhor para falar do projeto do
que a família? Mandamos um papel para os pais relatarem o que acharam do
projeto. E lemos coisas que nos deixaram felizes. Os pais
falaram que as crianças chegavam em casa contando o que tinham feito na sala e
falando dos cuidados que elas deveriam ter com a natureza , querendo guardar o lixo
que podia ser reaproveitado para fazer brinquedos e teve até um aluno que queria repetir em casa a atividade
da confecção da abelhinha, ficou pedindo tinta e tirando os rolinhos de dentro
do papel higiênico da mãe.
Também ficamos felizes com a fala
deles durante a filmagem e entrevista que fizemos com eles, falaram coisas interessantes como: “tia tem que cuidar do lixo para não
entupir os bueiros”, que “tem que
fechar as torneiras”, que “o lixo
pode virar brinquedo” , falaram que “a minhoca é importante para as plantas”. Foi bonito ver lhes orgulhosos das coisas que fizeram
teve até um menino o Kaio que
chamou o pai, no dia que fizemos o
boneco ecológico para ver o que ele tinha feito, o pai orgulhoso, ouviu atento a a explicação
do filho e até quis tirar fotografia e
demonstrando interesse pela produção do
filho. Foram varias as
atividades e em tudo pudemos ver a aprendizagem presente. No
final da para perceber que a consciência que eles já tinha foi melhorada e que
eles realmente aprenderam sobre o que devem fazer para cuidar do nosso planeta.
Cuidando primeiro do ambiente em que a gente esta inserido, da escola, da nossa
casa da nossa cidade e consequentemente o que fazemos na escola e em casa e na
cidade refletirá no nosso mundo . São realmente sementinhas do bem e nos
sentimos felizes e realizadas por contribuir para que isso tenha e possa
acontecer pois, nosso desejo real é que essas crianças semeiem atitudes
positivas de cuidado e responsabilidade diante da vida. Que sejam no futuro
adultos que irão ver a vida com um novo
e especial olhar, um olhar de contemplação diante do mundo tão belo que temos, contemplação
diante da biodiversidade de animais, de plantas. Que sejam a favor do
plantiu de arvores invés de derrubá-las, que sejam autores de mudanças e multiplicadores de Paz.
Referências Bibliográficas
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto— Brasília: MEC/SEF,
1998.3v.: il.Volume 1: Introdução; volume
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto— Brasília: MEC/SEF,
1998.3v.: il.Volume 3: conhecimento de mundo.
LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>acesso
em 6 de outubro de 2012.
JHOHN
JAVNA. 50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra / The
Earth-Works Group; tradução de Reynaldo Guarany; ilustrações de Michele Montez.
11ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
Que marcas você quer deixar no planeta? Revista
Amigo da Natureza. Edição n° 14 – Abril 2012
Infância e
consciência ecológica. Pátio da Educação Infantil. Outubro/Dezembro de
2010. p 04
Especial terra. Ciências Hoje 2ª ed. Ano
20/n°183 setembro de 2007
Rio+ 20 Educação é eixo prioritário para o desenvolvimento sustentável .
Presença Pedagógica ano 17 v.18 Março/abril 2012 .
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